A maternidade é um momento sublime na vida de muitas mulheres que se permitiram conceber. Porém, ser mãe não pode ser sinônimo de esquecimento pessoal.
Após a chegada dos filhos, algumas mulheres negligenciam a si e passam a viver somente em função dos filhos, dedicando a eles todo seu tempo e cuidados. Aquele pequeno ser se torna gigante diante da importância que ele passa ocupar em sua vida.
Não estou aqui te julgando, pois sei que é difícil olhar para si quando se tem ao lado um ser tão frágil, dependente e em muitos casos, tão esperado e desejado. Entretanto, quero te encorajar a um reencontro entre você e a mulher que você
foi antes da maternidade.
Sei que muita coisa muda, mas isso não pode mudar o seu amor próprio, o seu autocuidado e a sua autoestima. É importante que você se olhe no espelho e goste da imagem que ele reflete. Permita-se pequenos prazeres como um banho mais demorado, uma hidratação dos cabelos e do corpo. Perfume-se, vá à manicure fazer as unhas, faça um penteado no cabelo. Certamente, iniciar essa pequena rotina de cuidados te levará a experiências pessoais mais prazerosas e não somente você, mas a família perceberá que sua ausência nesses poucos instantes não fará mal a ninguém, apenas te fará retornar para casa renovada e revigorada. Todos ganharão com isso, primeiro você, depois seus filhos, seu marido e as demais pessoas que estiverem em seu convívio.
Dedique um tempo a si: tome um café e converse com uma amiga, sorria, faça uma caminhada, ouça sua música preferida, compre uma roupa nova, mas se policie para não cair na tentação de voltar das compras cheia de presentes para os filhos e se esquecendo de você mais uma vez. Quem nunca?
Cuide de sua saúde e faça seu check-up anual. Faça exercícios, alimente-se corretamente. Cuide de sua mente, das suas emoções, pense um pouco mais em você, porque os seus filhos precisam de uma mãe saudável para viver ao lado deles por longos anos.
Resgate sua feminilidade, sua sensualidade e a sua sexualidade. A maternidade não pode sufocar a mulher que existe em você.
Volto a dizer: sei que não é fácil desempenhar múltiplas funções todos os
dias, porém, nenhum desses desafios diários podem te impedir de viver a sua essência primeira, que é ser mulher, criada por Deus para em alguns momentos ser frágil, sensível, mas em outros, uma fortaleza, uma rocha, um abrigo.
Saiba que o prazer está nas pequenas coisas e se você se permitir pequenos prazeres, também se permitirá momentos mais intensos na sua intimidade conjugal.
Tenha fé que o Senhor Jesus renovará as suas forças a cada manhã para você desfrutar do melhor que Ele tem pra você ( Isaías: 40: 29).
Siga confiante, não é fácil, mas é possível desempenhar suas múltiplas funções sem esquecer de sua identidade natural, de ser tão somente, MULHER.
Elizandra Brasil
Sexóloga Cristã e pastora.
Saiba mais Instagram: elizandrabrasilofc
Adicionar Comentário