Feiras e Eventos Empresariais

Fispal Food Service 2025: Três dias de Inovação, Negócios e Tendências Marcam Edição Histórica

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São Paulo, 30 de maio de 2025 – A Fispal Food Service e Fispal Sorvetes caminha para seu encerramento nesta sexta-feira (30) no Distrito Anhembi, em São Paulo, consolidando-se como a maior edição de sua história. Durante os primeiros três dias, o evento, que se estende até hoje, reuniu dezenas de milhares de profissionais do setor de alimentação fora do lar, mais de 2.200 marcas expositoras nacionais e internacionais em 45 mil metros quadrados, e fomentou discussões cruciais sobre o futuro do food service na América do Sul.

Desde a sua abertura na terça-feira (27), a feira tem sido um ponto de convergência para o mercado, com uma expectativa de receber mais de 60 mil visitantes. “Estamos muito felizes com esta edição da Fispal, sendo a maior da história. Este ano, estamos contribuindo para o fortalecimento do mercado de alimentação fora do lar, trabalhando continuamente para o desenvolvimento do setor, oferecendo conteúdo, inovação e tecnologia que fazem sentido para o food service,” destacou Clélia Iwaki, diretora de negócios da Informa Markets. A forte aposta em tecnologia se reflete em um pavilhão dedicado exclusivamente a inovações digitais, reconhecendo sua crescente importância para otimizar processos e melhorar a experiência do cliente.

O robusto mercado brasileiro de alimentação fora do lar, com faturamento anual superior a R$ 210 bilhões segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), e a abertura de 148.232 novas empresas entre novembro de 2023 e novembro de 2024 (exceto MEI), conforme a Abrasel, encontra na Fispal um catalisador de crescimento. “Há 41 anos, essa feira nasceu com uma missão: conectar, impulsionar e transformar o setor. Hoje, ela chega à maior edição da sua história. Esta edição é mais do que uma feira — é um símbolo de resiliência, inovação e futuro!”, ressaltou Marco Basso, presidente da Informa Markets.

Palco Global de Inovações e Sabores

A presença internacional foi um dos destaques, com expositores de sete países apresentando soluções alinhadas às demandas brasileiras. A Italian Trade Agency (ITA) marcou o retorno da Itália à Fispal após mais de uma década, trazendo 13 marcas com produtos que vão de farinhas artesanais como da Molino Caputo e azeites premiados da Olitalia, a equipamentos de alta desempenho como os fornos da Effeuno. Degustações com ingredientes típicos italianos enriqueceram a experiência dos visitantes.

A Alemanha, com a Winterhalter, apresentou sua linha MT de túneis de lavagem modulares e o equipamento DMX para secagem de plásticos reutilizáveis, antecipando tendências ambientais. “Conseguimos adaptar a capacidade da máquina conforme a necessidade do cliente,” afirmou Andres Larrota, gerente de Marketing Digital Latam da marca, que também ressaltou a busca do consumidor brasileiro por “um parceiro confiável, com peças, manutenção e suporte garantido.”

Da Holanda, a Farm Frites, em sua segunda participação, focou na crocância, uma característica valorizada no Brasil. “Apresentamos nossas coated fries, que mantêm a crocância por mais tempo,” contou Rodrigo Rosim, da equipe de Vendas, observando que “no Brasil, o apelo sensorial da textura pesa mais na escolha.”

Desafios e Oportunidades para o Setor de Pizzarias

No segmento de pizzarias, um dos favoritos nacionais, especialistas debateram a importância da mão de obra qualificada e processos bem definidos. Ronaldo Ayres, o “Senhor Pizza”, na atração “Oficina da Pizza”, enfatizou que a inovação passa por técnica e procedimentos. “Ficha técnica, procedimentos e higiene são fundamentais,” disse, apontando também o crescimento de opções saudáveis, como pizzas sem glúten e veganas, como uma tendência forte para os próximos anos.

Renato Santinon, General Manager South America da Molino Denti Brasil, abordou o desafio da qualificação profissional. “Na América do Sul, um dos maiores desafios é a falta de mão de obra qualificada. O jovem brasileiro, infelizmente, não vê a profissão de pizzaiolo com bons olhos,” explicou. Ele destacou esforços para valorizar a carreira e o papel da automação, com equipamentos como porcioneiras e boleadeiras, para otimizar a produção, sem, contudo, substituir o toque humano essencial em certas preparações.

A Fispal Food Service 2025 encerra hoje, deixando um rastro de otimismo e um roteiro de inovações e tendências que prometem moldar o futuro do dinâmico setor de alimentação fora do lar na América do Sul.

Serviço:

  • Data: 27 a 30 de maio de 2025.
  • Local: Distrito Anhembi
  • Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo–SP.
  • Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h | sexta-feira: 13h às 19h.