Colunistas Moda

A primeira impressão é a que fica

A famosa frase “a primeira impressão é a que fica” nunca teve tanto peso quanto nessa época de redes sociais. Nunca estivemos tão expostos como nessa nova Era Digital, onde enfrentamos diariamente exigências de mercado cada vez mais elevadas, seja na nossa vida pessoal ou profissional. E daí vem a pergunta, como você quer ser lembrada?

Você sabia que o nosso cérebro leva aproximadamente 6 segundos para formarmos uma opinião sobre uma pessoa que estamos vendo pela primeira vez? Pois é, por isso a primeira impressão é a que fica, ou seja, não temos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão!

Através da comunicação não verbal, ou seja, do visual em primeiro lugar dessa pessoa, que abrange roupa, cabelo, maquiagem e cores, comportamento, até o caminhar, criamos uma imagem positiva ou negativa e toda essa impressão que você causar, poderá te abrir ou fechar portas, pois naturalmente se você transmitir uma imagem positiva, estará passando maior credibilidade e profissionalismo também.

Como eu sempre digo, não basta SER competente, você precisa PARECER competente! Percebe a diferença que isso causa na primeira impressão? E numa entrevista de emprego, numa reunião com cliente, num fechamento de negócio, a sua imagem pessoal e profissional é um diferencial competitivo de carreira, você pode ter as mesmas competências que o seu concorrente, mas se a sua imagem estiver trabalhada e alinhada com os seus objetivos, sem dúvida você irá se destacar mais positivamente.

O que a sua imagem comunica? Será que ela corresponde e pensada estrategicamente para os seus objetivos de vida?
Não se vista conforme o cargo que você ocupa, vista-se conforme o cargo que você quer ocupar.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago aponta que a mulher que cuida estrategicamente da sua imagem chega a ganhar até 20% a mais do que as que não cuidam.

Normalmente na correria do dia a dia, muitas vezes você acaba deixando a sua imagem de lado sem nem dar conta, acorda pensando nos compromissos do dia, filhos, escola, café da manhã correndo, trânsito e quantas vezes não acaba se vestindo com a primeira roupa que acha pela frente ou ainda aquela que ficou jogada na noite anterior em cima da cadeira no quarto? De repente ao longo do dia você se depara insatisfeita com a sua imagem, é convidada para alguma situação que não se sente confiante para ir devido ao seu look ou até encontra mulheres mais bem vestidas que você e sua autoestima vai lá para baixo.

A todo momento estamos dizendo para o mundo quem somos, é natural sermos julgados ou julgarmos alguém, quero dizer no bom sentido, tudo está relacionado ao que aprendemos e vivenciamos com a nossa experiência e história de vida e de mundo também, toda essa bagagyque nos traz referências do que consideramos algo bom ou não.

Julgamentos iniciais sobre uma pessoa são dificilmente desfeitos. Mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento, ela continua se impondo por muito tempo.

A nossa imagem é composta por:

– 58% imagem e vestimenta
– 18% fala/ tom de voz
– 14% modo de falar
– 10% linguagem corporal

A consultoria de imagem e estilo é um diferencial competitivo de carreira e estratégia negocial, além da sua marca pessoal.

Você vai aprender como a sua imagem pessoal e profissional pode se tornar uma ferramenta de poder e formação individual.

Para informações Instagram @valtullio.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário.